Ainda dá tempo. Só fiquei sabendo agora. Hoje ela fez 120 anos. Adorei ver ela de perto. Foi uma das melhores coisas da viagem. Tão grande, imponente, cheia de gente. À noite ficava mais bonita ainda.... toda azulada. E a cada uma hora brilhava como lindos fogos de artifício....
Ela é símbolo da cidade luz. É recorde de visitação. Quando foi construída não tinha o nome que leva hoje, era chamada Torres dos 300 metros, apesar de ter 312 metros! O monumento foi em homenagem aos cem anos da Revolução Francesa, e era para ficar apenas 20 anos, mas resistiu a mais 100. Foi escolhida através de um concurso.
De ferro fundido, a torre ganhou roupa nova para as comemorações dos 120 anos. Foram necessárias 60 toneladas de tinta, 50 quilômetros de cabos de segurança, dois hectares de redes de proteção, 1.500 pincéis, 1.500 uniformes de trabalho.....
Mas este trabalhão ainda não está pronto. A equipe de 25 pintores precisará de mais de um ano para terminar o trabalho, que começou pelo ponto mais alto da estrutura. Da última vez em que foi restaurada, a pintura começou em dezembro de 2001 e terminou em junho de 2003.
** Na foto, a Torre ganhou as estrelas da União Européia e ficou azul, porque em 2008, a França era presidente da União Européia.
Um comentário:
Um dia quero voltar.
E subir.
Postar um comentário