quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Acabou a festa...


A Avisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu os equipamentos de bronzeamento artificial. Desde ontem as camas usadas em salões de beleza do país para ganhar aquela cor pré-verão são completamente proibidas e ilegais. O assunto é muito sério porque o bronzeamento pode provocar câncer.

Confesso que o fiz por duas vezes, mas sempre tive o pé atrás com a prática, mas como era liberado imaginava que não tinha problema algum... veja como a coisa é irônica. Primeiro liberam, só depois que as pessoas desenvolvem um câncer eles constatam que a coisa é mesmo perigosa... coisas de país organizado!

Pois bem, livrem-se das camas de bronzeamento e acostumem-se com sua brancura ou usem autobronzeadores que, por enquanto, não são proibidos e não fazem mau.

Veja matéria da Abril sobre a proibição: A utilização de equipamentos emissores de radiação ultravioleta (UV) para bronzeamento artificial com finalidade estética está proibida em todo o território nacional por haver "evidências" de que pode causar câncer. A proibição consta de resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

A proibição inclui "importação, recebimento em doação, aluguel, comercialização e uso dos equipamentos". O texto da Anvisa especifica que a medida "não se aplica aos equipamentos com emissão de radiação ultravioleta, registrados ou cadastrados na Anvisa conforme regulamento sanitário aplicável, destinados a tratamento médico ou odontológico supervisionado".

De acordo com o órgão, a resolução leva em conta a reavaliação do uso desses aparelhos feita em julho de 2009 pela International Agency for Research on Cancer (Iarc) - instituição vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS). Na reavaliação, a Iarc considerou, segundo o texto da resolução, "que exposição aos raios ultravioletas possui evidências suficientes para considerá-la carcinogênica para humanos".

Outras razões apresentadas pela Agência Nacional de Saúde para a proibição foram a de que "não existem benefícios que contraponham os riscos decorrentes do uso dos equipamentos para bronzeamento artificial estético" e a de que é difícil "determinar um nível de exposição seguro ao uso dos equipamentos para bronzeamento artificial estético"

4 comentários:

Moderador disse...

Sobre este assunto, só rindo. A melhor piada do twitter foi: Agora q proibiram as camas de bronzeamento onde é q a Vera Fischer vai dormir?

Amanda Lins disse...

oba. vou gostar de ver menos pessoas com cara de frango assado na rua =D

Guilherme Becker disse...

Legal. Mais pessoas brancas, morenas e negras nas ruas. Sem mais laranjas.

Fala garoto, fala garota. disse...

E agora....???????