sexta-feira, 20 de março de 2009

Ônibus também é cultura...

Tive um problema com os piscas do meu carro.
Levei para a mecânica, saí de lá a pé, e tive que pegar um ônibus.
Chovia em Porto Alegre.
Segui para o trabalho.

Alguém já viu ônibus com TV? Fora os de viagem, é claro.
Para mim foi uma novidade.
BusTV é o nome... sugestivo, !

Pois na BusTV tem de tudo. Quando entrei no ônibus estava passando um clipe do Snow Patrol.
A música estava baixa, mas dava pra ouvir. Enquanto o clipe rolava, passavam algumas informações sobre a banda, ano de formação, número de álbuns vendidos....

No intervalo das músicas passavam quiz. Aquele quadro de perguntas e respostas. Os assuntos variavam desde quando foi transmitido pela primeira vez o seriado Chaves no Brasil (resposta: 1984), até como manter as flores bonitas por mais tempo (coloque sal na água a cada troca). Horóscopo, informações jurídicas, dicas culinárias....

Passamos pelo Parcão. Na BusTV Pedro Mariano canta seu último sucesso. Não lembro o nome. Mas na tela está escrito: Ele é filho da cantora Elis Regina...
Acaba a música. Mais informações: os insetos são a classe com maior número de animais no mundo.

Não ouço mais a música. O ônibus está quase cheio. Chegamos na Osvaldo Aranha. Na tela o clipe de um menino negro que eu não sei o nome. Na legenda apenas "Trilha Sonora". Mas de quê? Não sei. Tento adivinhar. Aparece escrito: Blues, de 1992, foi seu segundo disco. Ainda não sei quem é, mas descubro que o artista é italiano e canta música pop. O clipe acaba e eu descubro. O cantor é Zucchero. Pois é, nunca tinha ouvido falar. Procurei na internet: Zucchero é italiano, em suas músicas mistura rock, folk, blues e música clássica.

Voltando ao ônibus. Estamos chegando na rodoviária. Nossa, como foi rápido! Nem tinha percebido. Prestei tanta atenção na televisão, que nem liguei meu mp3.

Antes de descer do ônibus surge meu último quiz: Qual é a forma correta? Vivípiro ou Vivíparo. Acertou quem respondeu segunda opção.
Deixo o ônibus, ainda estou na metade do meu percurso, falta mais um trajeto.
Será que no próximo vai ter BusTv?

P.S.: tá bom, gostei da Tv, mas será que antes de colocar um equipamento como este, as empresas não deveriam se preocupar mais com os atrasos e as demoras nas rotas?? Ou ainda em informar melhor os usuários sobre as rotas de cada linha?? Nas paradas de ônibus, por exemplo, nunca encontro murais com horários ou linhas que passam naquele lugar.

Quem nunca ficou horas esperando um ônibus? Ou depois que pegou um, levou um tempão para chegar ao destino. Moro no Mont Serrat, e para chegar no Santa Tereza pego dois ônibus. Geralmente levo uma hora para ir de casa ao trabalho. Mas já levei 1h30 para fazer este mesmo percurso. Moro em POA há quase um ano, e nunca entendi muito bem as linhas de ônibus que passam na minha casa.

O site da empresa de transportes públicos é muito confuso. Minha sugestão: antes da BusTV, melhorem o sistema de informação das linhas e rotas. Deixem estas infos mais visíveis no ônibus e nas paradas. Instalem um sistema que permita saber o tempo de deslocamento de um ponto ao outro, como os usados na Europa. E que diga ao usuário em quanto tempo o ônibus chegará. E se não for pedir muito, como acontece em Londres, saber se o ônibus que se espera, está atrasado.

Daí sim, BusTV seria legal!

4 comentários:

Dornelles, L. disse...

Quando, na primeira semana em Toronto, pude experimentar e conhecer todo o sistema de transporte local, desbundei completamente... dá uma raiva do Brasil... das coisas tão simples que funcionam em outros países e aqui nem são cogitadas. Daqui a alguns (vários?) anos, quem sabe... a gente fica na torcida, por enquanto. Esperando sentados e assistindo BusTV...

Lilian Lima disse...

É mesmo Lucy...
depois de ficar 1 mês usando o transporte público na Europa fiquei com mais ódio ainda no nossos ônibus...
aqui no Brasil parece que ninguém tem respeito com quem precisa usar todos os dias o transporte coletivo.
Dá raiva, mas espero que um dia, quem sabe, isso mude.

Dieta já disse...

Que pessoas finas falando dos ônibus europeus e canadenses... Faltou tu continuar a história, Lilian. Aí tu deixou esse ônibus com Tv e pegou o ônibus TV pra chegar na TV. E viu um monte de gente subindo assustada, gente com medo e um ou outro assaltozinho na subida da Corrêa Lima. Quando eu era usuário dessa linha, via um assalto por dia. Ainda bem que sempre com pessoas perto e não comigo. Acho que antes de botar TV nos ônibus, as autoridades deviam aumentar a segurança na cidade.

Anônimo disse...

Não, no outro ônibus não tinha... era lotação.
:(