quarta-feira, 10 de junho de 2009

São João...

Eu sou a braba da esquerda segurando
a minha prima Débora pra ela não cair



As festas juninas estão quase aí. Esta deve ser a festa brasileira que eu mais gosto. Adoro a decoração da roça com bandeirinhas, barracas de madeira, chapéu de palha, sem falar ainda do casamento na roça e das delícias que são servidas. Quentão, pinhão, pipoca, rapadura, paçoca... um monte de coisas boas e calóricas que fazem a gente esquecer da balança ao menos por um dia no ano e cai na tentação. A Festa Junina é a cara do interior brasileiro, alegre, divertida, inocente e colorida.

Quando era pequena, nesta época do ano, minha mãe coloca me colocava um vestido de chita, chapéu de palha com trancinhas, pintava minhas bochechas e me levava para a Festa Junina da escola. Gostava de ficar brincando nas barracas de pescaria, e depois voltava pra casa na maior felicidade com as bugigangas que tinha tirado da boca dos peixinhos de papel presos na areia.

Eu sou a a loira (a foto original está fora de foco!)
A morena é minha prima Cátia.

Devo gostar de Festa Junina porque na minha casa todos os anos fazemos uma. Meu irmão nasceu no dia 24 de junho, Dia de São João. No aniversário do Leonardo sempre recortávamos bandeirinhas de jornais e revistas e pendurávamos pela casa. Minha mãe preparava quentão e pinhão. Quando ele ainda era pequeno todos as crianças iam caracteriadas com seus chapéus de palha, vestidos de chita, dentes pintados de preto e buchechas rosadas com pontinhos pretos. Era a maior festa. O Nardo foi crescendo, mas a festa sempre seguiu. Saíram as bandeiras e as fantasias de cena, mas os comes e bebes típicos de uma festa junina sempre são prato principal nas festas do aniversário dele.

5 comentários:

Dieta já disse...

Coisa mais querida do mundo este bebê!
Vamos fazer uma festa junina no Rural? Tem tudo a ver...

Dornelles, L. disse...

Lilika, meus aniversários quando pequena (a maioria) eram decorados com coisas de são joão... e eu ia de prenda ou caipira, sempre! Saudade!!! Diferente da tua family, na minha casa a tradição se perdeu... beijo amore!

Guilherme Becker disse...

Hahahaha!

Ali em cima não precisava dizer qual era tu. Embaixo também não confunde assim "ooh, como confunde, não pode ser a Lilian", mas não se parece TANTO contigo como na primeira.

Fala garoto, fala garota. disse...

QUE RUIVINHA/LOIRINHA MAIS AZEDINHA!
FUIIIIIII PRA MINHA FOLGA, BJO! hehhehe

lea lima disse...

olha so que coisa mais linda esta s meninas.que saudades deste tempo,adorava levar voces na festa junina com trajes de caipiras ..ja era charmosa desde pequena.lindona ti amo .