segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sua vaca...

Somos mais parecidos com as vacas do que com os camundongos, já revelou o sequenciamento do genoma bovindo, concluído em abril deste ano. Mas nossas semelhanças com esta mimosa quadrúpede ruminante não para por aí. Algumas coisas que precisamos saber sobre a vaca e os homens:

1) A vaca tem 80% dos genes idênticos aos nossos e um sistema imunológico bem mais forte;

2) A medicina deve muito às vacas: escritos egípcios de 4 000 anos atrás revelam que os sacerdotes responsáveis pela saúde dos faraós também "entendiam de gado". Eles utilizavam as vacas como cobaias.

3) A palavra vacina vem do latim vacca.

4) A adição de proteína animal na alimentação dos hominídeos contribuiu para o crescimento do cérebro. Se não fossem as vacas seríamos burros!

5) O Imperador Romano Júlio César criou o melhoramento genético quando prendeu os animais mais dóceis, domesticou-os e os deixou reproduzir. Com isso deu origem a gado taurino e ao zebu.

6) A vaca foi o primeiro motor da história: atrelada a um eixo com rodas ou a um arado, preparava a terra para o plantiu. Isso segue até hoje.

7) Na Grécia antiga, davam-se às meninas nomes antecipando os dotes que seus futuros noivos receberiam: Polyboia, por exemplo, significa "aquela que tem muitas vacas".

8) A palavra capitalismo vem do latim caput, uma referência às cabeças de gado que definiam um homem rico.

9) Pecuária tem a mesma raiz de pecunia, latim para "dinheiro".

10) Na Índia, metade da energia doméstica vem da queima de esterco.

E cientistas atribuem ao 1,4 bilhão de cabeças de gado existentes no mundo quase metade das emissões de metano, um dos gases causadores do efeito estufa. Ou seja, pum de vaca derrete geleiras!

Um comentário:

LU K. disse...

pois é, vi a reportagem na veja... tadinha das vacas! :=)