terça-feira, 30 de junho de 2009

Como tudo começou....

Estes dias pensando sobre minha profissão tentei chegar no começo de tudo. Com a extinção da obrigatoriedade do diploma para jornalista fui tentada a pensar no que realmente me levou a cair nesta profissão já que não tenho ninguém na minha família formado nesta área e antes de fazer jornalismo não conhecia nenhum pessoalmente.

O mais engraçado de tudo é que na escola eu gostava de matemática e biologia. Era craque em equações, báskara, adorava fazer cruzamentos entre cromossomos recessivos e dominantes, estudar o DNA, daltonismo.... achava tudo isso muito interessante e legal... Nas aulas de português não era má aluna, mas tão pouco adorava a gramática. Mas também era boa aluna de redação, até ganhei um concurso da escola. Como disseram os ministros do STF, qualquer que sabe escrever pode ser um jornalista.

Agora, o que me fez cair nesta profissão? O que me fez querer ser jornalista? Foi tentando responder estas perguntas que lembrei de uma aula na sexta série e acho que foi o marco na decisão da minha profissão. Durante uma aula de história um aluno perguntou à professora quem tinha escrito aquelas histórias tão antigas do livro. A professora disse que aquilo era um trabalho de pesquisadores que buscavam documentos da época para provar os acontecimentos. Daí outro aluno perguntou: E quem vai escrever a história de hoje para contar para quem estiver no futuro? E ela respondeu: além destes documentos, a imprensa. Hoje os historiadores utilizam os jornais, as revistas e as matérias de televisão para documentar o presente e transcrever para o futuro. São estas informações que constarão nos livros daqui alguns anos.

Foi aí que tudo ficou claro. Eu queria fazer parte da história. Queria de alguma maneira escrever o futuro e deixar publicado para quem um dia passasse por aqui. Com ou sem diploma eu continuarei fazendo isso todos os dias. Isso para mim é ser jornalista.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Michael Jackson...(1958 - 2009)

Polêmico, criativo, controverso, talentoso, maluco, esquisito. Não é homem, nem mulher, nem aduto, nem criança. Pra vc, quem foi Michael Jackson?

quinta-feira, 25 de junho de 2009

De novo ela, a gripe suína...

Quando toda essa neurose da gripe suína começou pareceria tão longe, coisa de muitos quilômetros de distância. Parecia que nunca iria chegar na gente. Lembro que atualizávamos os casos suspeitos e confirmados no mundo, e só depois de alguns dias o primeiro apareceu no Brasil, e foi em São Paulo. Aos poucos foi se espalhando lentamente pelo país, mas ela "a gripe" estava sempre tão longe de nós.

Hoje posso dizer que a gripe suína está no meio de nós. Minha editora-chefe, Greetchen Ihitz, estava preocupada com as férias de uma colega nossa: Andressa Pesce vai para Buenos Aires, capital argentina que tem registrado muitos casos nos últimos dias e hoje confirmou que humanos passaram o vírus para porcos.

Se a viagem da Andressa já trazia a gripe suína para meu lado, quer dizer, para minha frente, já que sentamos de frente uma para outra, agora a coisa fica pior. O que dizer de Mariana Dutra, outra colega que recebe há dois dias em sua casa uma tia vinda de São Gabriel. A cidade é recordista em casos da doença no estado. Bom, se antes a gripe era uma mera notícia agora ela começa a tomar forma e pode se concretizar, o círculo começa a se fechar.

Teve hipocondríaco que achou que estava com a gripe suína. Teve chefe que quis mandar a Mariana para casa, para não passar a doença a nenhum colega. Alguns tapam o rosto para falar com a Mari, um pouco de brincadeira, mas também com um certo medo. As janelas da redação, sempre fechadas, hoje foram abertas, é o medo de ficar em um ambiente fechado com o "pseudo" vírus da gripe suína.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Are Baba!...

É impressionante como Glória Peres consegue influenciar este país. As expressões do núcleo indiano encabeçado por Opash Ananda estão na boca do povo. Que eu, vc, sua família, ou seus colegas de trabalho usem expressões do tipo: Tike, Djan, Arebaguandi ou ainda Atcha!, tudo bem, mas a noveleira conseguiu atingir "castas" bem mais poderosas deste país. Já imaginou nosso excelentíssimo presidente assistindo a um capítulo de Caminho das Índias? Pois eu acho que ele assiste, e gosta!

Hoje durante um discurso na visita da presidente das Filipinas, Gloria Macapagal-Arroyo, Lula classificou como "auspiciosa" a aprovação de uma lei filipina para o etanol. "É muito auspiciosa a aprovação de lei filipina que introduz os biocombustíveis na matriz energética do país". A expressão também é muito usada pelos indianos da novela, e significa algo bom, de boa sorte.

Se a moda pega, Are Baba!! Não quero nem ver como vai ser quando ele começar a improvisar.

O vocabulário de Caminho das Índias:

ARE BABA - é uma exclamação, equivale a "poxa!", "ô Deus", "não brinca", "ah, não"
BAGUAN KELIE - por Deus! ô meu Deus!
AREBAGUANDI - também no sentido de "ai meu Deus"! (quando se põe esse final "di", acrescenta-se um respeito maior à pessoa a quem você se dirige.
BALDI ou PAPA - pai
MAMI ou MAMADI - mãe
DJAN - querido, amado
TCHALÔ - vamos!
ULU - pessoa estúpida, burra
ULUCAPATÁ - o maior de todos os burros! "grande senhor dos burros", como traduzem os indianos
ATCHÁ - expressao de satisfação
ATCHATCHATCHA- expressão que traduz muita satisfação
FIRANGHI - estrangeira
BHAYA - irmão mais velho
DIDI - irmã
BAREPAPA - tio por parte de pai (o mais velho)
CACA OU TCHATCHA - tio por parte de pai (o mais novo)
MAMA - tio por parte de mãe
MASSI - tia por parte de mãe
DADA
- avô por parte de pai
DADI - avó por parte de pai

terça-feira, 23 de junho de 2009

Doctor sarcastic: everybody lies...

Já tinha ouvido falar, até vi um comercial na tv, mas nunca parei para assistir um episódio. Depois de ouvir tantas histórias sobre o brilhante doutor na aula de inglês decidi conferir House. A série é sucesso nos Estados Unidos, e aqui no Brasil também tem feito muitos fãs. É uma espécie de E.R., mas num hospital particular.

Doutor Gregory House é uma espécie de Magaiver da medicina, sempre encontrando respostas para as mais mirabolantes doenças. Com um time de três médicos especialistas, House trata os casos mais sérios e bizarros do hospital universitário onde se passa a série. Desde a professora que tem tênia no cérebro (uma espécie de parasita do porco) até um estranho vírus que contamina bebes da maternidade do hospital. A mentira é o maior problema enfrentado por House e sua equipe para chegar ao tratamento certo. Como o próprio doutor fala: Everybody lies, e isso dificulta o tratamento dos pacientes.

House faz a linha sarcástico-paciênciazero-semtolerância. Tem sempre uma resposta pra tudo, e não está nem aí se vai magoar as pessoas. Especialista em infectologia e nefrologia, o mau-humorado e cético odeia manter contato com os pacientes e tem um comportamento antisocial.

A série é brilhante pelos diálogos e cenas de bom ritmo, mas ás vezes o excesso de sangue me faz desviar o olhar da tv. É muito interessante ver os quatro médicos reunidos discutindo as possíveis doenças de cada paciente, e tentando chegar ao tratamento mais eficaz. Ás vezes confesso que perco a linha de raciocínio e meu cérebro dá um nó quando tento entender o processo que levou a doença e como eles chegaram na cura. Mas quase sempre House descobre uma saída para o caso heroicamente. É uma espécie de médico que todos gostariam de ter.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Chega sexta-feira

A semana mal começou. Hoje é recém segunda-feira, mas já me sinto esgotada, cansada, no último de minhas energias. O dia foi muito puxado, uma correria desgraçada para conseguir fechar o jornal.

Corre daqui, grita dali, recebe VT, confirma entrada ao vivo. Não vai dar tempo! Tem que dar! O Lula começou a falar. Caui o sinal! Meu Deus! Este VT abre o jornal, precisa chegar a tempo. Compra canal. Estamos com problema no sinal. Caiu a luz no Pará. Estão trazendo um gerador novo, mas ele só chega no final no último bloco. Segura o entrevistado mais 10 minutos. O VT ainda não está pronto, ainda está na edição. Sobe a meteorologia de bloco. Derruba a a segunda meteo. Entra o vivo do Pará. Ainda não temos os VTs do Plano Safra. Manda o Daoud segurar as pontas enquanto os VTs não chegam. Chegou o VT, mas falta colocar a sonora do Lula. Deixa assim, não vai dar tempo! Entra sem o Lula então. Chama o VT. Encerra o jornal. E aos pouco a poeira vai baixando. Menos os ânimos, porque ainda temos outro jornal para fechar, o que vai ao ar amanhã de manhã, bem cedinho.

E assim são os bastidores, o lado que ninguém vê, e que não faz ideia de como é em televisão. O sufoco em que passam os editores e editores-chefes para que vc aí em casa possa assistir seu telejornal. Nem sempre ele sai do jeito que imaginamos, seja por problemas técnicos ou operacionais, mas todo o dia a gente tenta. Amanhã tem mais.

domingo, 21 de junho de 2009

Começou o inverno...

A estação mais fria no sul do país, e a mais seca no sudeste e no centro-oeste começou oficialmente na madrugada deste domingo. Na minha opinião ela é a mais charmosa e elegante da estações, é também a minha preferida. Gosto de dormir com cobertores e edredons, de usar casacos, mantas e botas, de tomar sopa, café e chá quente, e ainda saborear as maravilhas gastronômicas que o inverno oferece.

Aqui no sul os dias prometes serem frios, mas nada muito além do que foi o inverno do ano passado. Nas outras regiões do país deve chover menos durante o inverno.

sábado, 20 de junho de 2009

Parabéns....Au, Au!!!...

Hoje é aniversário da Maggie!! Nossa Maguesita completa 3 anos neste sábado, 20 de junho. Este animalzinho peludo nos enche de alegria há quase 3 anos (ela veio para casa com 45 dias), e seria muito injusto não homenageá-la neste dia. Esta cachorrinha que eu criei, eduquei (não foi 100% porque ela ainda apronta!), cuidei, alimentei, brinquei, passeei, e me retribuiu durante estes 3 anos com lambidas e abanadas de rabinho.

Quando chegou aqui em cada, há três anos atrás, era tão pequenininha que cabia na palma da mão. Hoje está crescida, já é adulta, mas nunca deixou o lado maroto e brincalhão de um filhote. Não imagino nossas vidas sem ela. Com a Maggie não tem dia triste, ela está sempre pronta para abanar o rabo e sair correndo para brincar. Às vezes acho que ela me entende, e que só falta falar. Os anos de convivência nos fizeram desenvolver habilitades para entendermos uma a outra.

Parabéns minha cachurrica por este dia!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

100 posts...

Este é meu post número 100, e hoje este blog completa 3 meses de existência. Já recebi mais de 1.300 visitas e escrevi de tudo um pouco. Contei histórias sobre minha viagem, reclamei do Lula, falei da Maggie, reivindiquei mudanças na saúde, na cultura e na segurança. Reclamei de falta de educação no trânsito. Tornei pública minha emoção diante de um estádio de futebol enquanto meu time joga. Declarei meu amor ao meu marido, minha mãe, meu irmão, pessoas que são muito especiais na minha vida.

Também recebi muitos comentários de amigos, colegas e familiares. Sempre passam por aqui e deixam um recadinho: Cristiano Dalcin, Andressa Pesce, Lucieli Dornelles, Guilherme Becker e Lu Kohlmann. E ainda tem que lê e não escreve, e que são muitas pessoas. Já encontrei muita gente que me disse que lia meu blog, e olha que eu nem imaginava. Recebi até comentários de gente que eu nem conhecia também.

E aos poucos esta colcha de retalhos virtual vai se moldando, tomando forma. É uma espécie de terapia em grupo. Um lê o post do outro, comenta, escreve o seu, lê os comentários, publica, e assim gira a roda. É uma forma de nos mantermos vivos. Eu que resisti alguns anos para cair nas graças desta tecnologia estou adorando, e espero que vc também. Aproveite e não esqueça de me escrever, é a melhor parte do processo.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Da redação pra cozinha...

Eu que gosto de cozinhar vou aproveitar a deixa e, quem sabe, virar cozinheira, chefe de cozinha ou até abrir um restaurante. Vou juntar algumas colegas, fazer uma sociedade, e o negócio vai ser um sucesso. Posso começar pela sobremesa, minha nega-maluca já é um sucesso em casa e no trabalho, vou começar vendendo ela e juntando uma grana.

Quem se habilita numa sociedade? Preciso de alguém para selecionar vinhos, outro que saiba fazer pratos com frutos do mar. Pré-requisitos? Experiência apenas, diploma não! Porque para ser cozinheiro é preciso apenas conhecimento técnico.

Porque eu perdi tantas horas da minha vida lendo livros sobre Teoria da Comunicação? Aprendendo a fazer um lead e a responder as perguntas do 3Q+COP? Porque não sai com minhas amigas, ao invés de ficar em casa estudando, fazendo trabalhos, lendo revistas e jornais?? Se agora a única coisa que preciso é saber ler rótulos para poder misturar ingredientes e preparar um delicioso e apetitoso prato!

Meu mundo caiu...

Eu nem terminei de pagar o Lula e o Supremo Tribunal Federal derrubou a exigência de diploma de jornalista. Com isso QUALQUER UM poderá exercer a função, basta ter segundo grau completo, ou não, vai depender da exigência das empresas de comunicação.

Por 8 votos a 1, os ministros atenderam a um recurso protocolado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de São Paulo, que pediram a extinção da obrigatoriedade do diploma.

Em seu voto, o ministro do STF Gilmar Mendes comparou a profissão de jornalista com a de chefe de cozinha. “Um excelente chefe de cozinha poderá ser formado numa faculdade de culinária, o que não legitima estarmos a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área”, comparou.

SOCORRO!!!!! O que é isso!!! Desrespeito!!!! EU PAGUEI, QUERO DIPLOMA!!

Quanto as novas tecnologias te assustam?...

Conheço muita gente que olha com cara feia para cada novidade lançada pelo mundo cibernético. Muitos ainda nem se acostumaram com a tal da internet e começam a ficar doentes quando ouvem falar em Skype, Orkut, MSN e para piorar agora surge o Twitter. Para muitos isso tudo é uma loucura, uma invasão da privacidade.... Para mim é o máximo.

Sempre olhei para as novas tecnologias com bons olhos. Tudo que surge de novo no início provoca desconforto, mas com o tempo vamos nos acostumando e passa a fazer parte de nossas vidas, é só se acostumar. E muito das novas tecnologias vieram para nos ajudar.

Já imaginou pedir alguma tele-entrega em casa sem internet e celular? Se vc não sabe o número da pizzaria ou da farmácia mais próxima faz uma busca na internet e em poucos minutos com um celular já está fazendo o pedido. Tudo muito simples e fácil. E pra quem mora longe, fica tudo mais fácil com o Flick ou outros álguns virtuais para publicar fotos para que toda a família possa ver. Ou ainda atualizar pelo blog tudo que acontece com vc e manter seus amigos e familiares bem perto, mesmo longe. Procurar um apartamento para alugar ou comprar fica mais fácil com as imobiliárias virtuais. Se localizar numa cidade desconhecida facilita se vc procura o endereço pela internert. São as maravilhas da vida moderna.

Daí vc pode dizer que há a invasão, que todo mundo pode ler o que vc escreveu ou ver as fotos que vc publicou, mas é só saber usar. "A diferença entre veneno e remédio está na dose prescrita", já dizia doutor Drauzio Varella. E isso vale para uma vida no ciberespaço. Sabendo usar a ferramenta, ela vai te trazer recompensas e deixar sua vida bem mais fácil.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Doces... e + Doces...

Há quase um mês não como chocolate. Minha dentista me proibiu de comer e beber duas coisas que eu mais gosto: café e chocolate. Para compensar a falta de cafeína e açúcar tenho comido paçoca, mas muuuita paçoca de amendoim. Meu Deus!

Na primeira semana comi três caixas. Cada caixa tem 9 paçocas. Num sábado, enquanto trabalhava, comi uma caixa inteira, em poucas horas. É como se eu não pudesse me controlar. Agora, depois de quatro semanas, estou tentando parar de comer as benditas paçocas de amendoim, até porque cada um tem 100 calorias. Aos poucos vou reduzindo.

Virei adepta da filosofia dos dependentes químicos: SÓ POR HOJE NÃO!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Coisas que só o Lula faz...

Ele se reúne com o presidente da França Nicolas Sarkozy e sai da reunião dizendo que o francês se comprometeu a indenizar as vítimas do voo 447 da Air Frande. Logo depois a declaração do presidente brasileiro foi desmentida por assessores do Palácio do Eliseu. Os assessores franceses disseram que o governo da Franca não tem nada a ver com isso e que a indenização será por conta da Air France e da seguradora.

Boa Lula! Entendeu tudo da conversa. Se esta parte estava errada imagina o resto, onde ele diz que Sarkozi agradeu o trabalho das Forças Armadas Brasileira.

Mais um pérola do nosso presidente para escrever em seu livro de gafes. Elas são tantas que já podem ser catalogadas: nacionais, internacionais, chefes de estado, culturais, diplomáticas....

Sua vaca...

Somos mais parecidos com as vacas do que com os camundongos, já revelou o sequenciamento do genoma bovindo, concluído em abril deste ano. Mas nossas semelhanças com esta mimosa quadrúpede ruminante não para por aí. Algumas coisas que precisamos saber sobre a vaca e os homens:

1) A vaca tem 80% dos genes idênticos aos nossos e um sistema imunológico bem mais forte;

2) A medicina deve muito às vacas: escritos egípcios de 4 000 anos atrás revelam que os sacerdotes responsáveis pela saúde dos faraós também "entendiam de gado". Eles utilizavam as vacas como cobaias.

3) A palavra vacina vem do latim vacca.

4) A adição de proteína animal na alimentação dos hominídeos contribuiu para o crescimento do cérebro. Se não fossem as vacas seríamos burros!

5) O Imperador Romano Júlio César criou o melhoramento genético quando prendeu os animais mais dóceis, domesticou-os e os deixou reproduzir. Com isso deu origem a gado taurino e ao zebu.

6) A vaca foi o primeiro motor da história: atrelada a um eixo com rodas ou a um arado, preparava a terra para o plantiu. Isso segue até hoje.

7) Na Grécia antiga, davam-se às meninas nomes antecipando os dotes que seus futuros noivos receberiam: Polyboia, por exemplo, significa "aquela que tem muitas vacas".

8) A palavra capitalismo vem do latim caput, uma referência às cabeças de gado que definiam um homem rico.

9) Pecuária tem a mesma raiz de pecunia, latim para "dinheiro".

10) Na Índia, metade da energia doméstica vem da queima de esterco.

E cientistas atribuem ao 1,4 bilhão de cabeças de gado existentes no mundo quase metade das emissões de metano, um dos gases causadores do efeito estufa. Ou seja, pum de vaca derrete geleiras!

domingo, 14 de junho de 2009

Eu quero o que é seu...

A inveja é feia, já nos diziam quando éramos crianças. Mas mesmo assim insistimos em crescer carregando este sentimento feio. E pior: o alimentando ao passar dos anos. Na infância temos inveja das bonecas da vizinha. As dela tem sapatos de salto coloridos dos quais a minha não tem. Na adolescência invejamos as roupas de marca, o cabelo longo e liso da outra, algumas até invejam o primeiro namorico da amiga.


Na fase adulta, assim como nós, o alvo também cresce. Invejamos a carreira do outro, sua beleza, sua posição social, sua inteligência, e muitos ousam inclusive invejar a felicidade, a alegria, aquilo que nos deixa mais vivos e brilhantes. E assim como na experiência da feira de ciências da escola, quando descobrimos que ao colocar um copo sobre a vela a chama se apaga, vamos nos apagando aos poucos, transformando a inveja num copo de vidro que nos sufoca.


Mas não sabe o invejoso que o copo fica por pouco tempo sobre a vela, e assim que ela voltar a acender nunca mais deixará que ninguém o apague novamente. E assim é o invejoso: um copo de vidro transparente e frágil.

sábado, 13 de junho de 2009

Pobre Santo Antônio...


O coitado leva a fama de casamenteiro, mas para isso muitas mulheres são capazes de cometer as maiores atrocidades com o pobre do Santo. Colocá-lo de cabeça pra baixo é a mais comum, algumas chegam até a separar o meninho que o santo carrega, na promessa de apenas devolvê-lo caso o príncipe encantado apareça.

O fato é que não está fácil estar solteira nos dias atuais, que digam minhas amigas. Quem já achou seu par segure-o com unhas e dentes, pois o mercado está escasso e a procura é grande. Tem mais mulher do que homem. E os que tem ainda não gostam da fruta. Situação complicada. Isso faz a mulherada se desesperar e apelar para o pobre do Santo Antônio. Mas imagina o coitado tentando resolver a solterisse de um monte de mulher que o procura todos os anos. O Santo não dá conta. E acaba sempre sofrendo as consequências.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

10 Dias dos Namorados...

Este é nosso décimo Dia dos Namorados. Há 10 anos comemoramos esta data juntos. Isto não quer dizer que todos os anos saimos para jantar, mas sim que celebramos a data a nossa maneira, como mais gostamos: juntos. Não importa se for em casa comendo pizza ou num belo restaurante, o que importa é estarmos juntos. Há dez anos compartilhamos histórias, alegrias, tristezas, realizações e frustrações. Há dez anos damos apoio um ao outro. Há dez anos nosso amor nos mantém unidos e prontos para muitos mais 10, 20, 30, 40 ou 50 anos......

Feliz Dia dos Namorados!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

São João...

Eu sou a braba da esquerda segurando
a minha prima Débora pra ela não cair



As festas juninas estão quase aí. Esta deve ser a festa brasileira que eu mais gosto. Adoro a decoração da roça com bandeirinhas, barracas de madeira, chapéu de palha, sem falar ainda do casamento na roça e das delícias que são servidas. Quentão, pinhão, pipoca, rapadura, paçoca... um monte de coisas boas e calóricas que fazem a gente esquecer da balança ao menos por um dia no ano e cai na tentação. A Festa Junina é a cara do interior brasileiro, alegre, divertida, inocente e colorida.

Quando era pequena, nesta época do ano, minha mãe coloca me colocava um vestido de chita, chapéu de palha com trancinhas, pintava minhas bochechas e me levava para a Festa Junina da escola. Gostava de ficar brincando nas barracas de pescaria, e depois voltava pra casa na maior felicidade com as bugigangas que tinha tirado da boca dos peixinhos de papel presos na areia.

Eu sou a a loira (a foto original está fora de foco!)
A morena é minha prima Cátia.

Devo gostar de Festa Junina porque na minha casa todos os anos fazemos uma. Meu irmão nasceu no dia 24 de junho, Dia de São João. No aniversário do Leonardo sempre recortávamos bandeirinhas de jornais e revistas e pendurávamos pela casa. Minha mãe preparava quentão e pinhão. Quando ele ainda era pequeno todos as crianças iam caracteriadas com seus chapéus de palha, vestidos de chita, dentes pintados de preto e buchechas rosadas com pontinhos pretos. Era a maior festa. O Nardo foi crescendo, mas a festa sempre seguiu. Saíram as bandeiras e as fantasias de cena, mas os comes e bebes típicos de uma festa junina sempre são prato principal nas festas do aniversário dele.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Aromas...

Tem lembranças que me vem a memória por causa do cheiro. Sinto um perfume e lembro de algo que aconteceu no passado. É como se os arquivos da memória tivessem ao lado fragrâncias para cada momento. Alguns são mais marcantes que outros. Lembro do cheiro da minha infância. Dos recreios na escola. Das primeiras baladas. Do dia do meu casamento. É como se o cheiro teletransportasse a gente de volta para aquele data.

Em Paris, quando visitamos o Museu do Louvre passei pela famosa loja de cosméticos Sephora. Fiquei enlouquecida pela quantidade de vidrinhos de perfumes, cremes e maquiagens que tinha naquela loja. Controlada levei apenas um rímel e um blush como recordação. No caixa quando pagava as compras ganhei uma amostra grátis de um perfume: Fendi Palazzo. Esta foi minha fragrância durante toda a viagem. De manhã, antes de sair do hotel, pingava cuidadosamente algumas gotinhas do precioso perfume nos punhos e na nuca. A amostra era pequena e tinha que durar viagem inteira.

Na volta pra casa procurei o perfume, mas não encontrei. Estes dias pesquisando na internet descobri que o Brasil não é comprador desta linha da Fendi. O Palazzo é destinhado para as consumidoras européias. Num blog li ainda que o perfume, lançado em 2007, estava deixando de ser produzido. Como deixaria de ter um frasco deste perfume?

Pesquisei mais um pouco, e achei na internet um site que importa e consegui comprá-lo. Agora toda vez que abro o frasco vem na minha memória todas as experiências vividas usando aquele perfume.

sábado, 6 de junho de 2009

Constatações...

Por que quando estamos com fome ou pressa a tele-entrega se atrasa? Se estamos em casa numa sexta-feira a noite sem ter o que fazer e com pouca fome e pedimos uma pizza ela chega bem na hora prometida. Mas se vc está atrasado, ou tem um compromisso o entregador parece que sente e sempre acaba fazendo uma trapalhada: derruba a pizza, daí tem que voltar para pegar outra; erra o endereço; se perde; se envolve num acidente ou ainda cai da moto.

Isto é verdade! E já aconteceu comigo. Se tenho hora marcada e ligo pra uma tele-entrega e ouço da atendente "o pedido chega em 30 minutos" tenho certeza que vai levar 1 hora.

E foi o que aconteceu hoje. Há mais de dois anos não comia China In Box. Eu amo esta comida. Sempre peço yakisoba. Estava na TV e eram 12h45. Fiz o pedido, e a entrega deveria chegar em 30 minutos. Levou 1 hora! Tive que comer em 5 minutos para não me atrasar.

No meu biscoito da sorte veio a seguinte frase:

REZE PELO QUE VOCÊ DESEJA,
TRABALHE PELO QUE VOCÊ NECESSITA.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Nosso Forest Gamp...

Conheço poucas pessoas como o Cristiano Dalcin, que têm o dom de escrever como se estivessem brincando com as palavras. O jeito dele escrever é simples, mas é único, só ele sabe fazer daquela maneira. E ele sempre me surpreende. Desta vez deixou posts programados para entrarem em seu blog enquanto ele desbrava o Acre. Lá ele não tem acesso a nada: internet, chuveiro quente, telefone.... está na selva literalmente. Ele escreveu na véspera sabendo por onde passaria dia-a-dia e contou no passado o que aconteceria no futuro. Só ele mesmo. Este é o mimoso azedinho da redação. O melhor com jogos de palavras. Acompanhe a viagem ao Acre em Fora do Ar.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Chegou o frio...

Bastou poucos dias com temperaturas baixas para a Maggie começar a espirrar. Por que os bichinhos também sentem frio, e também ficam gripados.... acho que vou aderir a moda das yorkhires russas e comprar esses casaquinhos para ela... não sei se ela vai gostar. Mas que iria ficar um charme, iria!

E dá-lhe frio...


Baixas temperaturas fazem duas vítimas
no Paraná (04/06)




Temperaturas devem continuar baixas no Sul,
Sudeste e Centro-Oeste (03/06)

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Bem assim...

Tem dias que eu me sinto assim, como o pobre burrinho aí da foto, carregando uma carga maior do que posso. Socorro, alguém me ajuda a carregar?

terça-feira, 2 de junho de 2009

A esperança é a última que morre...

Como isso pode ser explicado? Um avião cai no meio do oceano no domingo de noite e na terça-feira pela manhã ainda existe a esperança de encontrar alguém vivo. Mais de trinta horas depois da queda, os parentes das vítimas ainda pensam na possibilidade de encontrá-los com vida. Mesmo depois do anúncio da descoberta de destroços no mar.

Na televisão uma psicóloga tenta explicar que esta reação é muito comum em tragédias como esta. Até que não sejam encontrados os corpos, as famílias se agarram na chance de encontrar vivos no local do acidente.

É a forma que encontramos para nos proteger de grandes dores, de perdas que vão nos marcar para sempre. Fiquei muito comovida ao ouvir o irmão de uma das vítima dizendo que tem certeza que o irmão está no oceano ajudando a salvar os outros ocupantes do avião. Podem chamar ele de maluco, mas foi a forma que ele encontrou de se proteger ao máximo desta tragédia. Gente que já passou por tragédias como esta dizem que este momento deve ser respeitado, e que depois a pessoa começa a aceitar a realidade e a ver que realmente o parente não vai mais voltar para casa.

Condições meteorológicas durante o voo...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Um dos meus maiores medos...

Chegada na França

Acordei assustada. A primeira notícia do dia, da queda de um avião que saiu do Brasil com destino a França, me lembrou do meu grande medo durante a viagem. Quando viajamos para a Europa eu acordei muitas vezes durante a madrugada naquele voo Rio-Paris. Ficava com os olhos arregalados para aquele painel que mostra o mapa e o ponto onde estávamos. Era 1h da manhã quando acordei e dei conta que tínhamos deixado o Brasil e nos encontrávamos sobre o Oceano Atlântico. Atrás de nós só aguá, e a nossa frente mais água. Fiquei tão nervosa que tomei mais dois Dramim e tentei voltar a dormir....


Eram 3h30 da manhã quando acordei de novo... continuávamos sobre o Oceano. E parecia que ficaríamos sobre ele por algumas horas mais.... isso me dava arrepios... eu ficava pensando no que poderia acontecer de errado. Lembrava do Irineu e suas teorias sobre os aviões. Ficava imaginando se o combustível acabasse, entre outras coisas terríveis... Não conseguia imaginar como uma coisa tão grande como aquela, cheia de gente e bagagens conseguia se manter no céu, e ainda voando numa viagem de mais de 11 horas...

Graças a Deus deu tudo certo. Pelo menos naquele dia. Hoje acordo com esta notícia horrível. Chorei ao me colocar no lugar daquelas pessoas que estavam no vôo e dos seus familiares que esperam por notícias. Aconteceu com eles o que eu mais temia. O avião sumiu logo depois de passar por Fernando de Noronha, o último ponto de contato com o Brasil.

É uma situação muito triste.