segunda-feira, 13 de julho de 2009

Que cor é essa?...

Teste: consegue ver que número
está dentro do círculo?
Daltônicos não conseguem.


Já contei aqui meu interesse nas aulas de biologia. Sempre gostei de estudar genética, cromossomos recessivos e dominantes. Entre os assuntos preferidos estava o daltonismo. Na oitava série descobri que o daltonismo atinge 0,25% das mulheres e 5% dos homens. Que o gene recessivo é herdado da mãe. O daltônico não consegue distinguir cores como o verde e o vermelho. Alguns podem ter problemas em enxergar o azul e outros não têm a percepção de todas as cores, enxergando apenas preto e branco, ou tons de cinza.

Tamanho foi meu interesse pelo caso que acabei casando com um daltônico. O Fábio tem dificuldades de distinguir vermelho, verde e azul. Quando dirige se guia pela posição da sinaleira ou pede ajuda para mim para saber se deve parar ou seguir.

No trabalho tenho um colega daltônico. O apresentado do Rural Notícias, Irineu Guarnier Filho, tem o mesmo problema do Fábio. Nos divertimos todos os dias perguntando as cores das gravatas que ele está usando. O Irineu quase nunca acerta. Estes dias eu usava um vestido verde musgo, e ele viu cor de vinho.

Deve ser estranho não ver o que todos enxergam. Todos dizendo que aquilo é verde e vc vendo roxo. O Fábio conta que quando era criança percebeu que pintava os mapas na escola de cores diferentes das que a professora mandava. Para não levar bronca começou a deixar em casa os lápis de cor e se precisava de um lápis azul para pintar o oceano pedia emprestado. Assim não tinha erro. E quando levava o estojo com os lápis, quebrava as pontas e pedia para a professora apontar a cor que ele precisava. Era uma estratégia para driblar um problema que naquela época ele não entendia muito bem.

Eu posso carregar o gene recessivo, e junto com o gene recessivo do Fábio podemos ter filhas e filhos daltônicos. É esperar para ver. Só que desta vez saberemos como lidar.

5 comentários:

Fala garoto, fala garota. disse...

74!
74!
e viva o arco-íris!

Fábio disse...

74? Não tem nenhum número aí...

isso é pegadinha, né?

Lilian Lima disse...

Fábio, tu sabe o número porque eu te falei...
é pegadinha para daltônico...

Gustavo Bonato disse...

Eu não enxergo esses números direito. To meio preocupado. Sério.

Lilian Lima disse...

Esses olhos azuis vieram com defeito.