terça-feira, 12 de maio de 2009

Evolução???...

O homem foi à lua, criou o automóvel e o avião. Inventou a escrita e a imprensa. Construiu prédios gigantescos. Depois de tantas descobertas, invenções, como é possível que ninguém tenha conseguido tirar aquele barulho irritante dos equipamentos dos consultórios dentários.

Acabei de voltar do dentista. Desde muito pequena frequento esta sala, e sempre mantive uma boa higiene bucal para voltar naquele lugar o menos possível. Tivemos grandes mudanças na arte de eliminar as temidas cáries. Novos equipamentos, técnicas, mas aquele barulho chato continua.

É impossível que ninguém tenha pensado ao menos uma vez na vida em criar algo menos barulhento e assustador. Da sala de espera, enquanto o paciente anterior ainda está sendo atendido, você começa a ser tomado por uma sensação de angústia, e dá até vontade de fugir, desistir de tudo aquilo. Mas você fica, pior do que o barulho é saber que se tem uma cárie no dente.

Quando eu era criança sempre que voltava do dentista pensa: um dia quando eu for grande a tecnologia já vai ter criado um equipamento mais silencioso, e menos doloroso. Quem dera. Minha última cárie foi tratada quando eu tinha 12 anos. Depois disto ia ao dentista apenas para revisões e limpezas de tártaro.

Este ano, depois de 14 anos, voltei para tratar uma cárie. E com aquela esperança infantil pensei que alguma coisa tinha mudado. Para meu espanto tudo estava como antes. Perguntei para a dentista se aquele barulho da broca continuava o mesmo, e cheia de esperança pensava que ela diria que não. Doutora Cláudia riu, e disse que tudo continuava o mesmo.

Tem coisas que evoluem com o passar dos anos, outras não.

4 comentários:

Fala garoto, fala garota. disse...

Eu evito... até chegar o dia em que uma simples obturação virou um tratamento de canal dos infernos!

Guilherme Becker disse...

Como eu odeio aquele barulhinho! Aquele grunido! Aquele grito mecânico! Aaaaah! Como irrita! Precisam inventar um silenciador para aquela broca. É realmente torturante.

Eu queria isso e um cigarro que não fizesse mal. Tá aí, podemos ganhar grana: uma broca sem barulho e um cigarro que não faça mal e não exale odor. Minha boca e meus pulmões agradecem.

Fala garoto, fala garota. disse...

O cigarro sozinho já se encarrega de maltratar não só os pulmões, mas também a boca, a faringe, a garganta...
:(

Dieta já disse...

Concordo em gênero, número e grau. Se alguém acabar com aquele barulho infernal vai ficar milionário!