sábado, 23 de maio de 2009

O sertão virou mar...

Há duas semanas, todos os dias, eu tenho mostrado no Rural Notícias (19h - Canal Rural) imagens das enchentes do nordeste, feitas por colegas da Rede Globo. Eles nos cederam o direito de usar estas imagens. São cenas impressionantes de cidades inteiras embaixo d'água, de casas que foram levadas pela enxurradas, de pontes destruídas, plantações que mais parecem lagoas e pessoas que perderam o pouco que tinham.

Na próxima semana nossa colega Núria Saldanha começa uma série sobre as enchentes no Ceará. Ela esteve no estado e visitou cidades atingidas pelas águas. Conversou com produtores rurais que tiveram suas lavouras afetadas e pessoas que não tem mais onde morar. A situação é terrível.

Entrevistei há duas semanas o meteorologista Paulo Etchtchury e ele me disse que este ano não choveu mais que no ano passado, mas sim nos lugares errados. Esta época é normalmente chuvosa no nordeste, mas este ano choveu nas encostas, perto de rios, em áreas que foram desmatadas e agora são ocupadas por casas. É mais ou menos o que aconteceu em Santa Catarina. O processo habitacional desenfreado somado as catástrofes naturais. Uma equação que não tem como dar certo. Tenho uma notícia boa e uma ruim para dar: a boa é que a chuva vai diminuir na segunda quinzena de junho; a ruim é que antes disto, ainda vai chover grandes acumulados em pontos isolados do nordeste.

Ceará, Piauí e Maranhão não vêem a hora do céu secar!


Nenhum comentário: