terça-feira, 5 de maio de 2009

I'm back...

Depois de uma passagem rápida pelo tempo em fevereiro, eu cobri as férias de um colega, hoje eu estou de volta. Fiquei afastada alguns meses porque tive que cobrir férias e folgas de colegas editores, porque antes de ser "garota do tempo", eu sou editora do Rural Notícias.

Minha colega e professora "do tempo", Gabriela Lerina está dando pulos de alegria com a volta. Foram duas semanas de aulas intensas para me ensinar tudo, explicar os fenômenos e entender como se formam as correntes de ar e para onde elas vão...

No Canal Rural previsão do tempo é coisa muito importante. Mais do que saber se vc vai sair de casa com um casaco ou guarda-chuva, no Canal Rural os apresentadores do tempo dão orientações de como vai ficar o tempo para o plantio ou colheita. Muitos produtores se baseiam nestas informações para decidir o que fazer com a lavoura.

A previsão do tempo é ainda mais importante nesta época, quando temos seca no Sul e enchentes no Nordeste. Antes de ser escalada para este trabalho não fazia nem ideia de quão rico ele era. A prova disto é que ao sábados pela manhã, o Canal Rural tem um programa ao vivo, o Super Clima. Durante 1 hora só se fala de meteorologia. Telespectadores de todas as regiões do Brasil ligam e fazem perguntas sobre o tempo ao vivo. Todos os sábados são cerca de 800 ligações, e sabe qual a pergunta que quase todos fazem? Vai chover na minha região?? Todos querem saber o futuro da plantação e ele depende da quantidade de chuva que vai cair.

O mais legal de tudo, e que faz a gente estudar ainda mais a meteorologia é que nosso telespectador, o produtor rural, sabe muuuito de previsão do tempo, porque ele entende da terra, sabe como se comportam as nuvens e o céu. E são telespectadores assíduos de nossas previsões do tempo.

:: De segunda a sexta-feira, às 19h no Rural Notícias, no Canal Rural.

3 comentários:

Dieta já disse...

A função também é cheia de cobranças...
Por que tu não me avisou que ia esfriar na fronteira? Tô tremendo de frio aqui em Livramento, Mimosa, e não trouxe um único moletom. Só o colete do Rural!!!

Lilian Lima disse...

Mimoso, sempre que fores para a fronteira nesta época lembra daquele conselho de mãe: "leva um casaquinho."

Fala garoto, fala garota. disse...

E não cometa mais a gafe de vir desprevinida em um dia de chuva no final da tarde como hoje!