terça-feira, 7 de abril de 2009

Dotes culinários...

Aprendi a cozinhar com minha mãe. Na nossa família as mulheres levam jeito na cozinha. Lembro que quando era pequena meu pai me proibia de chegar perto do fogão. Ele tinha medo que eu me machucasse. Mas minha mãe, quando ele não estava olhando, me deixava mexer nas panelas. E aos poucos fui aprendendo os sabores que uma cozinha tem.

Me apaixonei pela culinária. Não sou uma chef de cozinha, que sabe fazer pratos sofisticados, mas gosto de cozinhar, e de comer. Adoro quando preparo um prato e vejo que as pessoas o saboreiam com vontade, e que estão gostando do que eu fiz.

Na redação sou a doceira oficial. Sempre que tem um aniversário, ou alguma comemoração, lá estou eu com minha famosa Nega Maluca. A fila é grande para comer o bolo. Quase nunca sobra. No início eu levava um pedaço, mas nas últimas vezes tive que levar uma inteira. A minha realização é ver que todos gostam. Este é o melhor pagamento de um cozinheiro.

Na minha casa depois que eu aprendi a fazer a Nega Maluca e todos gostaram, ninguém mais conseguiu fazer uma direito e sempre pedem para mim fazer. Uma vez o Fábio levou uma para uma festinha do trabalho. Choveram pedidos de como eu fiz aquela Nega Maluca.

Por isso, e como já me pediram esta receita milhares de vezes, vou deixar postada aqui:

Ingredientes:

- 5 ovos
- meia xícara de azeite
- 2 xícaras de açúcar
- 100 gramas de achocolatado Nestlé (aquele dos dois Frades)
- 400 gramas de farinha
- 5 colheres de chá de fermento (este é o segredo, se colocar pouco fermento a nega não cresce).
- 1 xícara de leite/água morna

Modo de preparo: comece batendo os ovos inteiros na batedeira. Acrescente o azeite e o açúcar. Deixe bater por uns 3 minutos. Depois coloque o achocolatado (se quiser pode fazer com Nescau, mas o gosto não vai ficar o mesmo). Acrescente a farinha aos poucos. Se a massa ficar dura esquente uma xícara de leite, ou água, e coloque aos poucos na massa. Quando a massa estiver uniforme coloque o fermento. Dissolva as 5 colheres de chá de fermento em meia xícara de leite morno (pode ser água morna) e coloque na massa. Leve ao forno quente, deixe por 40, ou 50 minutos em 220 graus. Cuidado: vai depender da potência de cada forno.

Cobertura

- 1 lata leite condensado
- 1 colher de café de margarina
- 5 colheres de Nescau

Modo de preparo: leve os ingredientes para a panela e deixe no fogo por 5 ou 10 minutos. Mexa o tempo todo. Vc também pode fazer no micro-ondas. Daí o tempo é de apenas 3 ou 4 minutos. Essa é a receita do negrinho, mas para a cobertura ele deve ficar mole, igual uma calda.

Depois é só enfeitar e servir.

Bom apetite.

2 comentários:

Gustavo Bonato disse...

Esse bolo é MUITO bom. Ontem eu ataquei a forma em três diferentes momentos do dia!

Fala garoto, fala garota. disse...

Gentemmm É DEMAIS!
Como ela consegue deixar a massa tão fofinha... tão quentinha... e a cobertura, negrinho, quer mais?!
Eu não me arrisco, até porque da última vez que decidi fazer bolo esqueci do fermento... da próxima, esqueço da farinha! Melhor esperar um dia de comemoração e pedir pra Lili com jeitinho...