terça-feira, 14 de abril de 2009

O Tempo Não Para...

Depois de ficar sabendo pelo noticiário que uma mãe matou o próprio filho, usuário de drogas, num domingo de Páscoa, resta dizer: o tempo acabou. Acabou nosso tempo de esperarmos por uma solução, de esperarmos que isso se resolva. O caso das drogas na nossa sociedade é cada vez mais preocupante. Só aumenta o número de usuários e hoje a droga já atinge todas as classes da sociedade, desde a mais pobre até a mais rica. A droga não distingue idade, sexo ou posição social. Está em todos os meios, todos os lugares, e vai chegar com certeza perto de você.

Fazendo uma busca rápida pela internet achei uma pesquisa do Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas, da Universidade Federal de São Paulo. Em 2001, 30% da população brasileira usava algum tipo de droga. A maconha é a mais consumida, com 6,9% de usuários brasileiros.

Segundo um relatório da Onu, divulgado em junho de 2008, no mundo aproximadamente 208 milhões de pessoas, ou seja 4,8% da população adulta mundial, usaram drogas ilícitas ao menos uma vez em 2007. Cerca de 200 mil usuários morreram em 2007 em consequência do consumo de drogas. Os dependentes químicos correspondem a 0,6% da população e somam 26 milhões.

Os números podem parecer distantes, mas a droga é tão presente hoje em dia, que qualquer um pode virar uma estatística nos próximos meses ou anos. Abrir os olhos e pensar na droga como algo que acontece sim na nossa família é o primeiro passo.

Olhem bem para seus irmãos, cunhados, sobrinhos, primos, tios e pais. Não deixem que eles se somem aos milhões de usuários registrados todos os anos.

Nenhum comentário: