sábado, 18 de abril de 2009

Viva la vida...

Esta foi a trilha sonora da nossa viagem. Estou com um cd do Coldplay no meu carro. Hoje de manhã, ao ir trabalhar, ela tocou. Sempre que lembro daquele mês pela Europa ouço esta música. Viva la vida, do Coldplay. Também pudera, ela tocava em todos os lugares que passávamos.

Saíamos de Paris, com destino ao Vale do Loire, e depois fomos até o Monte Saint Michel. Durante os quase mil quilômetros de viagem de carro ouvimos esta música várias vezes, em diferentes rádios. Quando chegamos no monte dos monges beneditinos, as lojinhas encrostadas nas pequenas vielas sempre tinham algum tipo de música tocando. Em muitas delas ouvimos Viva la Vida. Parecia coisa combinada. E estava certo: esta seria nossa trilha sonora durante a viagem.

Mont Saint Michel

O monte localizado na costa da Normandia, na França, é uma ilhota rochosa. O santuário em estilo gótico abriga uma abadia beneditina, do século XII. O Mont Saint Michel é um Patrimônio da Humanidade na lista da Unesco, desde 1979. O monte foi construído em homenagem ao Arcanjo São Miguel.

Duas vezes ao dia a maré sobe e transforma o monte numa ilha, cercado pela água do mar. Quando a maré está baixa é possível caminhar na areia ao redor do Saint Michel.

À noite as luzes iluminam e deixam o monte ainda mais encantador. Os carros não entram na pequena cidade, equipada com restaurantes, hotéis, pousadas, creparias e lojas souvenir. Explorar a pequena vila através das estreitas ruelas, que muitas vezes quase nos deixam perdidos, é uma das grandes descobertas da visita.

Milhares de turistas visitam todos os anos o local. Quando estivemos por lá encontramos alguns brasileiros. O monte é ligado ao continente por um istmo natural. Ao longo dos séculos a planície alagável foi sendo drenada para a criação de pastagens e a maré não envolve o monte com tanta frequência. Em 2006 o governo francês iniciou uma obra para tornar novamente o monte numa ilha. A construção deve ficar pronta em 2012.

Matéria da repórter Sônia Bridi e do cinegrafista Paulo Zero, no Fantástico de setembro de 2008.

3 comentários:

Dieta já disse...

Deve ser muito lindo esse lugar...
E por coincidência, enquanto lia teu post, assistia ao programa de viagens do Alvaro Guarnero. Ele estava no interior da França e passeou de bicicleta com a atriz Luiza Thomé. Os dois foram até uma região cheia de vinhedos, saboerearam salames, queijos e vinhos e na volta tomaram um banho de chuva, ainda na bicicleta. Quero muito voltar pra França e conhecer mais do que a bela Paris.

Lilian Lima disse...

eu estou assistindo o mesmo programa!!! rsrs... a região da Provence foi onde a Melina foi no ano passado. Quero conhecer este lugar um dia.

Gustavo Bonato disse...

Mont Saint Michel estava no meu roteiro, mas não tinha nem tempo nem money para seguir de Paris até lá. Fiquei com inveja boa dessa tua viagem.